Pular para o conteúdo principal

Conceito de Sabor


A palavra sabor é aquela que se refere a um dos cinco sentidos que possuem os animais e os seres humanos junto ao olfato, a visão, a audição e o tato. O sabor é talvez um dos mais utilizados pelo ser humano, conhecendo uma incrível quantidade de possibilidades que puderam desenvolver e desfrutar.

O sabor é aquilo que o ser humano pode detectar através das papilas gustativas localizadas no seu paladar e em sua língua, ambos elementos que formam parte da boca. O sabor é, além disso, uma sensação gerada de maneira orgânica que logo é racionalizada pelo ser humano através da informação enviada ao cérebro, permitindo que a pessoa reconheça a comida ou aquilo que está sendo provado.

As sensações que compõem o que entendemos por sabor são diferentes dependendo do tipo de elemento que uma pessoa prove. Assim, podemos sentir sabores doces, salgados, amargos e ácidos, tendo a língua, a possibilidade de reconhecer cada um deles de acordo com a localização específica das papilas gustativas. Alguns alimentos podem ter mais de um sabor, onde a análise e o reconhecimento de certos sabores são mais complexos.

Como afirmado, a sensação de sabor se compõe de questões físicas e químicas que são as que se recebem no organismo. Entretanto, o sabor é algo que também tem um componente psicológico ou emocional, pois nem todos os indivíduos respondem a um mesmo sabor de maneira igual. É por isto que algumas pessoas se sentem mais tentadas por sabores doces, enquanto que outras têm por sabores salgados. Por exemplo, os sabores agridoces são talvez, os mais complexos e menos aceitos devido a sua raridade.

... Artigo http://queconceito.com.br/sabor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça a diferença entre probióticos, prebióticos e simbióticos

Umami

Umami (旨味, Umami ? , u mam i ) é um dos cinco gostos básicos do paladar humano, como o doce, azedo, amargo e salgado, e é uma palavra de origem japonesa (うま味?), que significa "gosto saboroso e agradável". Essa escrita, em particular, foi escolhida a partir da palavra umai (うまい) "delicioso" e mi (味) "gosto". Os caracteres 旨味 são usados com um significado generalizado, quando um alimento é considerado delicioso. O umami foi descoberto pelo professor Kikunae Ikeda e divulgado para a comunidade em 25 de julho de 1908. Foi reconhecido oficialmente pela comunidade científica nos anos 2000, após identificarem receptores específicos (mGluR4) para o aminoácido glutamato (principal representante do gosto umami) na língua humana. Descoberta do gosto Umami Kikunae Ikeda O glutamato possui uma longa história na culinária.Molhos de peixe fermentado (garum) são ricos em glutamato e já eram usados na Roma antiga.No final de 1800, o chef Auguste Escoffier